Bem-vindo ao IOGP - Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto
02/12/2017 4h12
SNS

Título

O Instituto Gama Pinto
 
ENQUADRAMENTO HISTÓRICO
 

O Instituto Gama Pinto é o único Instituto de Oftalmologia público existente no país e a sua criação remonta ao século XIX, nos reinados de D. Luiz e D. Carlos I.
A Missão do Gama Pinto é prestar serviços de saúde de qualidade no âmbito da Oftalmologia, constituindo-se como uma referência técnica e científica nos cuidados que proporciona e nos campos da formação e da investigação.
Com um serviço de excelência nestes domínios, o Instituto cumpre todas as orientações do Programa Nacional para a Saúde da Visão.
Pautado por valores que seguem uma cultura de qualidade, esta instituição está fortemente orientada para o utente e para a comunidade.
As sucessivas renovações das instalações foram acompanhando as inovações tecnológicas e científicas, e hoje em dia assume-se como uma referência nacional nas diferentes subespecialidades de oftalmologia, suportada por uma equipa de profissionais sólida e experiente.
Situado no centro de Lisboa, num espaço nobre, o Instituto Gama Pinto oferece cuidados oftalmológicos na área de Lisboa e Vale do Tejo, acolhendo, mensalmente, mais de 5 milhares de utentes para Consultas, Exames, Tratamentos e Cirurgias.

 

INSTALAÇÕES
 

O Instituto dispõe de um vasto conjunto de Gabinetes de Consulta, Salas de Exames e Salas de Tratamentos Médicos e de Enfermagem que oferecem um ambiente propício ao acolhimento personalizado, na Consulta Geral e nas diferentes subespecialidades, como a Retina, o Glaucoma, o Estrabismo, a Cirurgia Refractiva/Superfície Ocular Externa, a Genética Ocular e a Subvisão, entre outros.
A qualidade técnica, o incremento da acessibilidade e uma excelente organização administrativa suportaram o aumento da procura. Apesar disso, o número de doentes em lista de espera tem vindo a reduzir-se para valores aceitáveis. Esta foi uma meta alcançada, verificando-se que o número absoluto de primeiras consultas duplicou nos últimos anos, atingindo-se uma plataforma de produtividade diferenciada e sem igual, face ao número de oftalmologistas existentes.
Quando a baixa visão está instalada ou é inevitável, o Instituto oferece, no seu Gabinete de Subvisão, um apoio completo ao utente, através de uma equipa multidisciplinar, que esclarece, ensina e encaminha para a melhor solução. Sendo um dos pioneiros neste campo, o Instituto Gama Pinto continua na senda do apoio pessoal e social ao complexo problema da cegueira.
Outro apoio consiste no conjunto de orientações que são entregues ao doente ou ao seu familiar, através de folhetos com indicações específicas e cuidados a ter, por exemplo, no período peri-operatório, antecipando perguntas frequentes e atenuando a ansiedade que, naturalmente, envolve qualquer cirurgia.
Os números da atividade cirúrgica confirmam um incremento significativo, sendo atualmente unicamente realizada em regime de ambulatório.
Um dado de excelência e qualidade está relacionado com a atividade na área da retina cirúrgica que se destaca face à média nacional.
Tudo isto é possível graças ao excelente Bloco Operatório, que é apoiado por uma equipa de enfermagem efetiva e experiente. Tem 4 salas cirúrgicas completamente equipadas com microscópios operatórios, equipamentos de facoemulsificação para catarata e lasers cirúrgicos para a retina e para a córnea, entre outros.
Dispõe, ainda, de um amplo recobro para os cuidados pós-cirúrgicos.

 
PROFISSIONAIS
 

Nos diferentes gabinetes, o Instituto oferece, diariamente, grande diversidade de meios complementares de diagnóstico e de tratamentos realizados por Médicos Oftalmologistas e por Ortoptistas coadjuvados por uma equipa de Enfermagem diferenciada. A par dos cuidados de saúde, conta também com o Serviço Social que contribui para a satisfação das necessidades básicas e para a promoção da funcionalidade dos utentes.
O rejuvenescido staff de assistentes técnicos e operacionais desempenha tarefas específicas de apoio e acolhimento e o Gabinete do Cidadão acompanha e assiste, de forma personalizada e proactiva, os utentes, no sentido de melhorar a humanização dos serviços prestados.
Acolhimento, humanização e satisfação dos utentes são, assim, divisas que complementam os cuidados clínicos no âmbito da oftalmologia.
Sempre com o espírito de melhoria dos padrões de Qualidade nos serviços prestados, perseguimos o total cumprimento das normas estabelecidas, cuja avaliação de indicadores é a melhor medida para o aperfeiçoamento constante da nossa atuação.

 
INVESTIGAÇÃO & DESENVOLVIMENTO
 

A par da assistência médica, o Instituto tem dedicado especial atenção à formação de profissionais e à Investigação & Desenvolvimento, que constituem componentes da sua atividade diária.
Neste campo o Instituto está certificado na Europa como Centro de Excelência para Ensaios Clínicos, participando em vários protocolos internacionais, multicêntricos, e em diferentes projetos de investigação, recebendo os seus colaboradores frequentes prémios científicos de reconhecido valor.
Um elevado número de Internos de Oftalmologia e de Estagiários dos diferentes grupos profissionais, acompanham e aprendem as várias atividades, num contributo mútuo para a expansão do conhecimento. É prática comum a apresentação de propostas de estudos e de trabalhos científicos que, com o apoio da Direção Clínica em conjunto com os pareceres da Comissão de Ética, orientam e motivam os profissionais para “Novos Saberes em Oftalmologia.”
E, anualmente são promovidas diversas atividades de formação científica, isoladamente ou em colaboração, com destaque para os Colóquios de Oftalmologia.

 
CONCLUSÃO
 

O Instituto tem vindo a adaptar-se à grande procura de cuidados oftalmológicos para os habitantes de Lisboa e Vale do Tejo, como referencial técnico e clínico, dentro da planificação estabelecida para o Serviço Nacional de Saúde, pela ARSLVT e o Ministério da Saúde.
Na verdade, partindo de instalações modestas aquando da sua fundação, o Instituto Gama Pinto oferece, atualmente, a mais elevada capacidade logística e de equipamentos de diagnóstico e tratamento, com staff altamente diferenciado para os cuidados de oftalmologia.
O conhecimento, a prática, a experiência e o empenho dos profissionais constituem o ativo mais valioso do Instituto Gama Pinto ao serviço das necessidades da comunidade, contribuindo fortemente para a melhoria da qualidade de vida do cidadão.
Todos contribuem para a Missão do Gama Pinto, isto é, trabalham para que o Instituto seja um símbolo de serviço público, um exemplo em inovação e uma frente de investigação científica, no campo da Oftalmologia.
O Conselho de Administração reconhece o alto desempenho dos profissionais, em constante procura da qualidade, num trabalho de equipa integrado numa dinâmica organizacional apostada nos elevados e essenciais valores da Saúde, da Ciência, da Inovação e da Ética.
Em suma, os 125 anos de existência do Instituto Gama Pinto representam o garante de um sentido histórico adaptado às acuais necessidades da oftalmologia.