Bem-vindo ao IOGP - Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto
13/12/2017 14h12
SNS

Título

Biblioteca e Museu

BIBLIOTECA

Biblioteca do Instituto Gama Pinto


 

  • A Biblioteca do Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto foi criada para apoio do “Curso teórico e prático de patologia e clínica oftalmológica” e acompanha o Instituto desde a sua formação, em 1889. Aparece referida pela primeira vez na Carta de Lei do rei D. Carlos, de 6 de Fevereiro de 1891, que aprova o Regulamento do Instituto. É uma biblioteca pública, especializada em oftalmologia.

 

  • A sua Missão é garantir, a todos os utilizadores, o acesso à informação em oftalmologia, pertinente e atualizada, para suporte do seu desempenho assistencial, para formação, ensino e investigação, de modo a assegurar a qualidade dos cuidados de saúde e, em simultâneo, a satisfação dos utentes dos serviços de saúde.

 

  • O seu fundo documental é constituído por: Livros e periódicos da época de formação do Instituto, grande parte deles em língua alemã. Novos títulos de periódicos e livros que têm acompanhado e suportado o Instituto no cumprimento da sua missão na sua vertente assistencial, de formação, ensino e investigação.

 

 


 

MUSEU

Museu do Instituto Gama Pinto

 

 

  • Museu da História e da Técnica da Oftalmologia em Portugal, foi inaugurado em 1988, em plena comemoração do centenário do IOGP. Nele se guardam e estão patentes documentos históricos que são testemunho da evolução do Instituto e da Oftalmologia em Portugal.

 


 

ALGUNS ELEMENTOS E PEÇAS EM DESTAQUE:

 

 Elementos de Cirurgia Ocular por Joaquim José de Santa Anna, 1793

ELEMENTOS DE CIRURGIA OCULAR POR
JOAQUIM JOSÉ DE SANTA ANNA, 1793

 

Elementos de cirurgia ocular oferecidos a Sua Alteza Real o Senhor D. João Príncipe do Brazil por Joaquim José de Santa Anna, lente oculista do Hospital Real de S. José desta Corte. Publicado em Lisboa, 1793. Na Officina de Simão Thaddeo Ferreira. il. com três estampas.
Primeiro tratado de oftalmologia e cirurgia publicado em Português. Joaquim José de Santa Anna traduz para o português duas obras de referência da época, o tratado de anatomia e fisiologia do olho de Louis Florent Deshais-Gendron “Traité des maladies des yeux et des moyens et opérations propres à leur guérison” de 1770 e a patologia e terapia o Doctrina de morbis oculorum de 1777 de Joseph J. Plenck.
Biblioteca IOGP. Cota: IOGP 117

Oftalmoscopio de Liebreich

 

OFTALMOSCÓPIO DE LIEBREICH, 1870

Richard Liebreich nasceu na Prússia em 1830, estudou aí e em Berlim onde se graduou em 1853. 

Foi discípulo de von Helmholtz, que inventou o oftalmoscópio em 1851. Trabalhou na clinica de von Graefe de 1854 a 1862.

Foi aperfeiçoando o oftalmoscópio até que em 1870 substituiu o espelho por vidro. Assim, se o oftalmoscópio tem vidro é posterior a 1870.
Em 1862 em Paris publicou o seu Atlas de Oftalmoscopia.

Museu IOGP 

Atlas de Oftalmoscopia. (3ª Ed.) 1885

ATLAS DE OFTALMOSCOPIA (3ª Ed.) 1885

Richard Liebreich em 1863, em Paris, publicou o seu Atlas de Oftalmoscopia. (1ª Ed.)
Atlas der ophthalmoscopie. Darstellung des augengrundes im gesunden und krankhaften zustanden. Berlin 1885. Dritte Auflage. Verlag von August Hirschwald. NW Unter den Linden 68. Representando o fundo do olho em condições normais e patológicas como se vê com o oftalmoscópio. Composto por 12 placas cromolitográficas, contendo 59 desenhos, a partir de observação natural e acompanhadas por texto descritivo.
Biblioteca IOGP.

Cota: IOGP 1512